SINDICATOS UNIDOS QUESTIONAM ESCALA DE SOBREAVISO IMPOSTA PELA SANEPAR

Em reunião, na manhã desta quarta-feira (03/08), o SAEMAC, SINTEC-PR, SINDAEN, SINDAEL, STAEMCP e SIQUIM definiram uma série de mobilizações para questionar a imposição da diretoria da Sanepar na modificação das escalas de sobreaviso e do pagamento para os trabalhadores referente a esta escala.

Hoje, não há pagamento homogêneo do sobreaviso o que acaba prejudicando os trabalhadores. Outra reclamação dos saneparianos refere-se à escala que obriga o trabalhador a ficar de sobreaviso em jornada alternada, dia sim, dia não, o que acaba impedindo o trabalhador de ter um final de semana inteiro de folga com sua família.

Os questionamentos dos Sindicatos não são de hoje. Há tempos e de forma individual cada uma das entidades sindicais procurou estabelecer uma negociação com a Sanepar para encontrar uma solução que não seja prejudicial aos trabalhadores.

Porém, de forma intransigente, o que já se tornou uma característica da atual diretoria, a Sanepar simplesmente não quis negociação dando respostas vagas para os questionamentos dos Sindicatos. Mesmo quando procurado o Ministério Público do Trabalho (MPT) para uma mediação, a empresa continuou não querendo diálogo, preferindo manter o trabalhador no prejuízo a formar uma composição. Uma vergonha.

Dessa forma, nesta reunião, as entidades sindicais, que representam cerca de 90% dos trabalhadores da companhia, resolveram unir forças na luta contra esse sistema que tem precarizado os saneparianos. Vamos oficiar novamente a Sanepar para tentar uma mesa de negociação. Ao mesmo tempo, vamos convocar uma assembleia com todos os trabalhadores que tem sido prejudicados com a escala e os que não estão recebendo as 24 horas do sobreaviso para deliberar sobre quais serão os rumos da mobilização. Além disso, de forma unificada, vamos acionar novamente o MPT visando aumentar a pressão em cima da empresa. É uma vergonha a má vontade da diretoria em querer deixar o trabalhador sem folga aos finais de semana e não pagar o sobreaviso.

Confira o novo oficio encaminhado a diretoria da Sanepar.